Digite seu nome e n√ļmero de telefone para que possamos entrar em contato com voc√™.

Preencha os dados do formul√°rio abaixo para entrar em contato via e-mail com a Sete Estrelas

Preencha os campos abaixo para fazer seu login e ter acesso aos conte√ļdos restritos do site.

Lembrar senha.

MELHORAMENTO GEN√ČTICO EM GADO DE CORTEter√ßa, 04 de maio de 2010¬†

 A maior rentabilidade da atividade pecuária está na aplicação de tecnologias de alto resultado com baixo custo, e entre estas tecnologias o melhoramento genético figura como uma das principais, e o segredo está no estabelecimento de um Plano de Melhoramento Genético do rebanho de cada propriedade.

1. Princípios básicos do melhoramento genético
 
O princípio básico do melhoramento genético animal é a exploração das diferenças genéticas existentes entre animais dentro de uma população. Isto gera a variação, que é a matéria-prima que o produtor pode utilizar para mudar a estrutura genética da população.
         Assim, por exemplo, as diferenças existentes no peso aos 365 dias de idade, são resultantes de diferenças ambientais entre os animais e de diferenças genéticas entre os mesmos.
         As diferenças ambientais incluem diferenças devidas ao mês de nascimento (seca ou chuva), idade das vacas mães, sexo, manejo e nutrição.
¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Ao contr√°rio, as diferen√ßas gen√©ticas permitem, por m√©todos de sele√ß√£o adequados, escolher indiv√≠duos portadores de ‚Äúcargas gen√©ticas‚ÄĚ superiores, as quais ser√£o repassadas aos seus descendentes.
 
2. Import√Ęncia na Sele√ß√£o
 
¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A sele√ß√£o feita pelo homem representa a adi√ß√£o de novos gens relacionados √† habilidade animal em servir as necessidades humanas, aos padr√Ķes naturais de habilidade para sobreviver e reproduzir. A maioria das caracter√≠sticas econ√īmicas¬†que interessam ao produtor s√£o quantitativas e pass√≠veis de medi√ß√£o.
        O que significa dizer que a Seleção é uma ferramenta que o produtor deve lançar mão para conseguir uma melhor produção de novilhos precoces.
       Os principais métodos de seleção são: aseleção pelo valor fenotípico individual, seleção pelo desempenho, seleção pela família, seleção pelo pedigree e a seleção pela progênie.
          As principais características que o produtor deve considerar na seleção de gado de corte são: ganho em peso no período de aleitamento, ganho em peso no período pós-desmama, conversão alimentar, precocidade reprodutiva, habilidade materna, adaptabilidade, características de carcaça, ausência de defeitos hereditários, temperamento, longevidade produtiva e tipo de conformação morfológica.
 
3. Sistemas de acasalamentos
 
¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Ap√≥s a sele√ß√£o, na qual o produtor deve aumentar a freq√ľ√™ncia dos genes desej√°veis, deve ser escolhido o sistema de acasalamento, para aumentar a freq√ľ√™ncia dos gen√≥tipos desej√°veis. A escolha do sistema de acasalamento depende dos objetivos de cada criador.
 
¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O sistema de acasalamento pode ser Endog√Ęmico, com indiv√≠duos de certo grau de parentesco, utilizado no melhoramento gen√©tico de uma mesma ra√ßa,¬†ou Exog√Ęmico, com indiv√≠duos pouco aparentados entre si, utilizado no melhoramento gen√©tico de rebanhos atrav√©s do cruzamento entre ra√ßas.

 

4. Melhoramento genético através do cruzamento entre raças
 
O zebu brasileiro √© sem d√ļvida um dos maiores patrim√īnios gen√©ticos existentes no mundo como base da produ√ß√£o de carne em ambientes tropicais. E a intensifica√ß√£o nos processos de melhoramento gen√©tico do zebu brasileiro nas caracter√≠sticas espec√≠ficas voltadas √† produ√ß√£o de carne, certamente contribuir√£o para um importante incremento da produ√ß√£o de novilhos precoces no Brasil.
No entanto, há que se considerar que o incremento na produção proporcionado pelo melhoramento genético das raças zebuínas brasileiras ainda demandará muitos anos de trabalho intenso.
Neste sentido o produtor pode utilizar o melhoramento genético através do cruzamento de raças, como uma técnica viável economicamente e de resultados práticos rápidos que podem ser medidos já na próxima geração. Considerando as características da pecuária de corte no Brasil, o produtor brasileiro pode utilizar a técnica, através do cruzamento de espécies diferentes que são o Bos Indicus (Zebu) e o Bos taurus (Europeu), visando a maximização destes resultados.
Este resultado imediato e comprovadamente superior se explica pela manifesta√ß√£o de um fen√īmeno biol√≥gico que se chama "heterose" ou ‚Äúvigor h√≠brido‚ÄĚ, um importante recurso de produ√ß√£o de carne com maior efici√™ncia, pois melhora significativamente caracter√≠sticas como ganho de peso, precocidade sexual, precocidade de termina√ß√£o e qualidade de carca√ßa, elementos fundamentais √† produ√ß√£o de um moderno novilho precoce que atenda √† todas as exig√™ncias do mercado atual.¬†¬†
Al√©m do vigor h√≠brido, o cruzamento oferece outra vantagem ainda mais interessante: as ra√ßas escolhidas podem ser acasaladas de modo dirigido para se complementarem, sendo melhores aproveitadas as caracter√≠sticas desej√°veis de cada ra√ßa. Embora os efeitos do vigor h√≠brido e complementa√ß√£o possam ser pequenos para uma caracter√≠stica em particular, o efeito cumulativo total √© da maior import√Ęncia econ√īmica quando avaliado como acr√©scimo na produ√ß√£o do rebanho.
 
Na avalia√ß√£o das estrat√©gias mais adequadas de utiliza√ß√£o dos recursos gen√©ticos, para a produ√ß√£o de carne bovina de qualidade no Brasil ‚Äď entre as quais o cruzamento entre as ra√ßas tem muito a contribuir ‚Äď os principais componentes do ciclo produtivo na pecu√°ria de corte (reprodu√ß√£o, produ√ß√£o e produto), devem ser considerados em conjunto. Uma implica√ß√£o importante desses resultados para o Brasil, √© a necessidade do uso de diferentes grupos gen√©ticos e sistemas de produ√ß√£o, para o atendimento dos diferentes mercados consumidores.

 


5. Melhoramento genético através da Inseminação Artificial
 
O melhoramento gen√©tico realizado em um rebanho de ra√ßa pura, tanto em rebanhos de corte ou de leite, simplesmente n√£o ter√° sucesso sem a ampla utiliza√ß√£o da insemina√ß√£o artificial, que proporcionar√° ao criador um acesso econ√īmico √† gen√©tica dos melhores reprodutores de qualidade comprovada dispon√≠veis na ra√ßa, quer seja no Brasil ou no exterior.
O melhoramento genético voltado à produção do novilho precoce tem na Inseminação Artificial um importante aliado proporcionando um forte impacto na próxima geração com a produção e padronização de animais precoces de elevada qualidade de carcaça.
 
A Inseminação Artificial é uma técnica consolidada em todo o mundo, sendo uma das mais importantes ferramentas para obtenção do Melhoramento Genético nos rebanhos. As principais vantagens que a técnica oferece são:
 
√ė¬†¬†¬†¬† Melhoramento Gen√©tico :
 
A inseminação artificial proporciona um melhoramento efetivo do rebanho em menor tempo e a um custo proporcionalmente mais baixo, através da utilização da genética de reprodutores comprovadamente provados e superiores para a produção de leite e carne.
 
√ė¬†¬†¬†¬† Controle de doen√ßas:
 
Pela monta natural, freq√ľentemente o touro pode transmitir √†s vacas algumas doen√ßas e vice-versa, o que pelo processo da insemina√ß√£o artificial n√£o ocorre, desde que o s√™men seja de qualidade comprovada (como o das Centrais filiadas √† ASBIA).
 
√ė¬†¬†¬†¬† Cruzamento entre ra√ßas:
 
A inseminação artificial permite ao criador a utilização da genética de reprodutores provados para a produção de carne das mais diferentes raças em qualquer ambiente de criação, sem a necessidade de cuidados especiais para a utilização destes reprodutores.
 
√ė¬†¬†¬†¬† Aumento do n√ļmero de descendentes de um reprodutor de comprovada qualidade:
 
Sabe-se que um touro pode cobrir anualmente, √† campo,¬†cerca de 25 √† 30 vacas. Em regime de monta controlada pode servir at√© cerca de 100 f√™meas, anualmente. Isso significa que, considerando 5 anos a vida reprodutiva de um touro, teremos no m√°ximo cerca de 400 filhos por animal, durante sua vida. Com a insemina√ß√£o esse n√ļmero √© extraordinariamente aumentado, podendo um reprodutor ter mais de 100.000 filhos. Assim, fica f√°cil entender como a insemina√ß√£o favorece o melhoramento do rebanho, pois esses touros superiores estar√£o sendo usados em v√°rios rebanhos, no pr√≥prio pa√≠s e mesmo no exterior com grande n√ļmero de filhos nascidos.
 
√ė¬†¬†¬†¬† Controle da efici√™ncia dos animais e na melhoria na gest√£o do rebanho:
 
Através da Inseminação artificial e da utilização das diversas formas de controle resultantes do processo, é possível a obtenção de dados precisos de fecundação e parto, facilitando a seleção das melhores fêmeas do rebanho. Além de possibilitar uma melhor gestão e facilitar a implantação de processos de rastreabilidade do rebanho.
 
 
√ė¬†¬†¬†¬† Padroniza√ß√£o do rebanho comercial:
 
Atrav√©s da Insemina√ß√£o Artificial e utilizando-se poucos reprodutores em um grande n√ļmero de vacas obt√©m-se homogeneidade dos lotes, fator de extrema import√Ęncia comercial.
 
√ė¬†¬†¬†¬† Redu√ß√£o da dificuldade de parto:
 
 
Através da utilização de touros provados, com avaliação genética confiável para características de facilidade de parto, pode-se reduzir sensivelmente os problemas de partos em novilhas.

 

VOLTAR
Início - Notícias - Produtos - Programas - Touros - Doadoras - Eventos - Fale Conosco
Sete Estrelas Embri√Ķes 2014 - Todos os direitos reservados dothCom Consultoria Digital